É meu amigo quem nunca foi a uma feira ou um supermercado comprar uma fruta pronta para consumo não sabe o que é indecisão, nem todo mundo tem o conhecimento necessário para fazer a escolha certa, por esse motivo vamos apresentar algumas dicas que podem fazer você levar uma fruta apropriada para consumo.
Abacate: O melhor é o mais pesado, firme e de polpa macia. O mais gostoso é o abacate-manteiga: seu formato é o de uma pera grande, com casca bem lisa, fina e verde. Aperte-os suavemente para verificar se estão firmes.
Abacaxi: Assim como as mangas, o cheiro do abacaxi é um bom sinal de que a fruta está boa. Se o cheiro é agradável, adocicado, está no ponto. Puxe uma folha da coroa: se sair fácil está bem maduro.
Banana: escolha somente bananas com bom aspecto e aroma característico. Prefira as de casca amarela com pequenas manchas marrons e de aspecto firme.
Banana-da-Terra: São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500g e ter um comprimento de 30 cm. É achatada em um dos lados, é bem grande e alongada, com a casa lisa e amarelo-escura, polpa bem consistente. Deve estar sem machucados e sempre presa à penca. Ideal para ser consumida frita assada ou cozida.
Banana-Maçã: De tamanho variado, tem formato ligeiramente curvo. Sua casca é fina, de cor amarelo-clara, com polpa branca e perfume que assemelha – se ao da maçã. Deve estar sempre presa à penca. Quando amarela, está madura e pronta para ser saboreada. Muito apreciada pelos bebês, amassada e misturada com aveia ou farinhas enriquecidas.
Banana-Nanica: É uma das mais consumidas pela população, deve sempre estar presa à penca, com polpa macia. Sua casca é lisa e amarela. Quando for comprar este tipo de banana, prefira as que estejam ligeiramente esverdeadas, pois logo amadurecerão. Sua polpa é bem doce, macia e de aroma agradável.
Banana-Prata: De ótima qualidade. Fruto de até 15 cm de comprimento, de casca amarela-esverdeada, com polpa menos doce e mais consistente que a banana nanica, indicada para fritar. Sua casca não deve apresentar manchas escuras, sinal de que está machucada por dentro.
Coco Verde: A polpa deve ser tenra, com a consistência de creme. O maduro deve ser escolhido pelo peso e quantidade de água. Para saber se está bom, bata na casca: se estiver fresco, o som é estridente; se o som for oco, indica que está estragado.
Figo: Deve estar firme, sem a presença de bolor, partes muito mole ou amassada. Não consumir figos com a casca, pois são periodicamente pulverizados com sulfato de cobre, prejudicial à saúde.
Fruta-Do-Conde: Apresenta tom verde-escuro acinzentado quando madura. Quando tocada deve revelar consistência macia, prova de que está boa para consumo.
Kiwi: Não compre se apresentar manchas. Para ver se está maduro, basta tocá-lo com os dedos. Se estiver macio, pode ser consumido.
Laranja: Prefira as mais pesadas, porque têm mais sumo. A consistência deve ser igual em toda a fruta, um lado não deve ser mais mole que o outro. Quanto mais laranja a casca, mais doce.
Limão: O galego é pequeno e deve ter a casca fina. Escolha os mais pesados e que cedam levemente à pressão dos dedos. O siciliano é o de casca grossa. O tahiti é grande e, quando maduro, deve ceder à pressão dos dedos. O cravo lembra uma mexerica pequena. Seu suco é avermelhado e o sabor bem forte.
Maçã: Rode na mão para ver se não há machucados na casca. Neles, os microrganismos podem se desenvolver. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce.
Mamão: Evite os rachados, escuros ou machucados. Deve ser macio, mas não mole, apenas cedendo um pouco à pressão dos dedos. Se ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro.
Manga: Existem diversas qualidades. As mais saborosas são: Bourbon (sem fibras) e Espada (bem fibrosa). Deve apresentar cheiro doce e cor amarela-a vermelhado; que é bem característica. Embora firmes, devem ser macias ao toque, sem que a casca se rompa com a pressão. A casca não pode ter machucados ou picadas de insetos. Se tiver batida, rachaduras ou estiver coberta com um líquido grudento, não é aconselhável o seu consumo, pois indicam que a fruta está passada.
Maracujá: O melhor maracujá para consumo é aquele que tem a casca lisa, firme, brilhante e de cor amarelo-clara. Não deve ter furos provocados por insetos, nem rachaduras ou machucados. A fruta está madura se pressionar o lado oposto ao cabo, ele cede à pressão dos dedos, mas sem que se rompa a casca. A casca bem enrugada e a cor amarela – escura indicam que está ótimo para consumo.
Melancia: Casca firme, lustrosa, resistente e de cor verde-rajada. Está pronta para o consumo quando emite um som oco quando batemos com a palma da mão ou nó dos dedos na casca.
Melão: Casca perfeita, firme, amarela, sem machucados, partes moles e perfurações de insetos. Ao apertar a extremidade oposta ao caule, deverá ceder um pouco. Sacuda para ver se as sementes estão soltas e se faz ruído. Isso indica que ele está pronto para o consumo.
Morango: Para consumir morangos de boa qualidade, escolha os nãos muito grandes e de cor vermelha forte, se manchas e partes amolecidas. Os muito grandes não são tão saborosos. Trata-se de uma fruta delicada, portanto deve ser manipulado o mínimo possível, sendo conveniente adquirir já acondicionado e caixinhas, mas na hora da compra tente verificar o estado dos morangos das camadas inferiores.
Pêra: Se a casca está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, a pêra estará doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia.
Uvas: As pretas e vermelho-escuras são mais saborosas. Devem ser firmes e estar bem presas ao cacho - evite as manchadas ou murchas. O mesmo vale para as uvas verdes.
Postagens Relacionadas