09/07/2011

Pokémon: 1997 um ano para esquecer


Para quem olha para o grande sucesso Pokemon, nem imagina que esse desenho quase deixou de existir. Muitos ainda nem existiam quando o fato ocorreu, outros nem lembram, e muitos tentam se esquecer, se bem que o fato aconteceu no outro lado do planeta. Pergunte para seu pai, sua mãe, irmãos mais velhos, talvez alguns deles lembrem.
O acontecimento ocorreu no dia, 16 de dezembro de 1997, numa terça-feira, as 18 horas e trinta minutos, Japão, horário da transmissão do anime Pokemon, uma febre desde aqueles tempos. O episódio tem o título de "Computer Warrior Poringon", depois do término do episódio, cerca de 20 a 30 minutos, diverssas pessoas (mais de 700) foram internadas, na maioria delas crianças é adolescentes.
Esses pacientes passaram a desmaiar, ter convulsões, hemorragias nasais, olhos irritados, vômitos, paradas respiratórias, dores de cabeça, tonturas, entre outros sintomas. Vocês perguntam: E o que isso tem a ver com Pokemon?, tudo, pois todos os pacientes tinham uma semelhança, ter sentido os sintomas após ter assistido a uma cena do anime.
A cena causou ataques epiléticos nos telespectadores. Na cena, Ash esta em cima do pokemon Porygon, escapando de uma explosão, nesse exato momento uma combinação de luzes vermelhas e azuis causou toda a confusão, que passou a ser chamada de "Pânico Pokemon".
Galera confesso que fiquei com medo de colocar o video da cena, mas peguei a imagem, olhem rápido.



Se estiver apavorado, falando que o desenho é do demônio, acalme-se existe uma explicação científica, lógico que não vou entrar em muitos detalhes, mas posso afirmar uma coisa, se você não sofre se epilepsia isso não vai te atingir, isso mesmo, todos os japoneses internados apresentavam a doença epilepsia, deve ser pelo fato de terem os olhos quase fechados.
Depois do "Pânico Pokemon" o anime perdeu sua fama, deixou de ser exibido em muitos países, a Nintendo perdeu uma fortuna em produtos direcionados para as crianças, houve um prolongamento na estreia do anime aqui no Brasil, mas depois de 2 anos ele veio com força total e até hoje faz parte do quadro dos desenhos mais assistidos no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário