14/11/2012

Conhecendo os jogos que marcaram gerações #01: Pokémon


Olá pessoal, hoje iremos começar uma nova série de postagens aonde mostraremos os bastidores dos seus jogos favoritos. E nessa primeira postagem vamos falar de uma das franquias mais bem sucedidas da Nintendo: Pokémon!
No mundo de Pokémon o tempo decorrido entre a saída dos jogos principais da série é conhecido como Geração. Há cinco gerações de Pokémon, cada uma delas introduzida por dois jogos para os consoles portáteis da Nintendo (do Game Boy ao Nintendo 3DS), a partir de Pokémon Red e Blue. Cada geração traz novos Pokémon e algumas mudanças que muitas vezes substituem os antigos.

Atenção: Nesta postagem não falarei sobre o enredo (pois acho desnecessário, geral conhece pokémon e sabe que o objetivo é pegar todos os pokémons e ganhar dos maiores treinadores), e sim sobre as informações básicas e técnicas dos jogos.


Primeira geração (1996–1999)
A história dos jogos eletrônicos Pokémon começa com o lançamento de Pocket Monsters Aka e Midori (Red e Green) no Japão em 1996 para o console Game Boy. Devido à popularidade que atingiram esses dois jogos, um pouco mais tarde apareceu Pokémon Blue. Esses jogos se passam em Kanto, são 151 Pokémons e os iniciais são o Squirtle, Charmander e Bulbasaur (Bulbassauro aqui no Brasil).

Em 1º de abril de 1997 foi transmitido no Japão no canal TV Tokyo, o primeiro episódio do desenho animado de mesmo nome, baseado no jogo Pokémon Red e Blue. Só para matar as saudades da abertura:
 
E em 2 de setembro de 1998  foi lançado Pokémon Yellow, uma versão que foi baseada no anime, onde você também tem um pikachu que odeia pokébolas e te segue durante todo o jogo. Assim como o pikachu do anime, esse também não evolui, a unica maneira de conseguir o Raichu nesse jogo é por meio de trocas.
Depois disso houve mais subsagas da franquia, como as versões de Pokémon Stadium para Nintendo 64, onde é possível ver em 3D e usar no RPG Pokémons treinados nos jogos para o Game Boy. Havia também alguns jogos como Pokémon Pinball ou Pokémon Puzzle Challenge. Também fotografar um Pokémon, Pokémon Snap. Também deixou um jogo no Japão chamado Hey You, Pikachu!.

Segunda geração (1999–2002)

No ano de 2000, foram lançados os jogos Pokémon Gold e Silver para o Game Boy Color. Nessas versões há uma nova região chamada Johto, onde tinham descoberto 100 novos Pokémon , transportando um total de 251 até então e os iniciais são: Totodile, Cyndaquil e Chikorita.
Terceira geração (2002–2006)
Em 2003, os jogos Pokémon Ruby e Sapphire são lançados para o Game Boy Advance. Nessas versões existe uma nova região chamada Hoenn e 135 novas espécies de Pokémon, com os iniciais sendo: Mudkip, Torchic e Treecko.
 Ele incorporou o conceito de equipe batalhas 2 vs 2, concursos e Pokémon Pokéblock (Pokébloco em português) e novas habilidades especiais.
Em outubro de 2004, uma surpresa para os fãs: Pokémon Red & Blue ganharam remakes para o Game Boy Advance e chegaram como Pokémon FireRed & LeafGreen. Apesar de ter uma história semelhante a dos dois primeiros jogos, FireRed & LeafGreen traziam uma nova área para o mundo Pokémon: as Sevii Islands, onde era possível achar e capturar monstrinhos que eram nativos de Johto. Estes foram os jogos mais vendidos da empresa entre 2004 e 2005.
Em 2005, a Geração Advance termina com Pokémon Emerald. Emerald era uma versão complementar para Ruby & Sapphire — como Pokémon Crystal havia sido anteriormente para Pokémon Gold & Silver — e trazia novos recursos, como a volta dos Pokémon se mexendo, como em Crystal, e a possibilidade, através de eventos, de capturar Mew sem a necessidade de truques, como em Red, Blue e Yellow.

Quarta geração (2006–2010)

Em 2006 foi lançado Pokémon Diamond e Pearl (e mais tarde Pokémon Platinum) para o Nintendo DS. Nessas versões há uma nova região chamada Sinnoh (Shinou em japonês), e estão presentes 107 novas espécies de Pokémon, com os iniciais sendo: Piplup, Chimchar e Turtwig.

No final de 2006, constatou-se que todos os jogos de Pokémon venderam mais de 155 milhões de cópias, o que faz dela a segunda maior série da Nintendo, atrás apenas de Mario Bros. e desbancando séries famosas como The Legend of Zelda e Metroid.
Em 12 de setembro de 2009 foi colocado à venda no Japão, remakes dos jogos Pokémon Gold e Silver para o Nintendo DS intitulado Pokémon HeartGold e SoulSilver.

Quinta geração (2010-atualidade)

Pokémon Black e White foi lançado em 13 de setembro de 2010 no Japão, e para o Nintendo DS e em breve o Nintendo 3DS. Nessa versão há uma nova região da série chamada Unova e são 156 pokémons novos, com os iniciais sendo: Oshawott, Tepig e Snivy.

Apesar do lançamento ter sido próximo ao do 3DS, os gráficos de Black e White não são compatíveis com a tecnologia 3D do portátil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário