Antes de começar a postagem de hoje, devo agradecer a um grande amigo que me entregou um dos melhores presentes que já recebi - como eu mesmo já disse para ele algumas vezes - muito obrigado meu BFF Kevin pela coleção
O mochileiro das galáxias *------*.
E com base nesse presente maravilhoso vou estrear o seguimento de literatura do blog com o primeiro volume dessa brilhante série de Douglas Adams:
O guia do mochileiro das galáxias.
História
O livro conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e seu melhor amigo Ford Perfect. Em um belo dia nosso maravilhoso planeta é destruído para a construção de um desvio. A dupla escapa pegando carona de maneira clandestina na nave espacial que demoliu a Terra graças aos conhecimentos de Ford, que se mostra sendo na verdade um Alienígena, que ficou preso na Terra por sete anos enquanto fazia pesquisas para o Guia do Mochileiro das Galáxias -o maior Best-seller galático que ajuda viajantes nas maiores enrascadas.
Sobre o Livro
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.
O Guia do Mochileiro das galáxias é o primeiro título da famosa trilogia de mesmo nome composta por cinco livros escrita por Douglas Adams, que não deve faltar na coleção de nenhum nerd ou qualquer pessoa simplesmente com bom gosto ;) .
Durante a leitura do livro você começa a ver coisas que parecem óbvias e que fazem todo o sentido e você nunca tinha reparado. A relação entre os fatos apresentados é tão concisa e concreta que poderia muito bem se tornar uma religião daqui a alguns anos.
Um ponto positivo para os livros de Adams é que mesmo sendo escrito no ano de 1979 trata de assuntos atuais, detonando completamente a burocracia, os políticos, a "alta cultura" e diversas instituições atuais. Mesmo daqui a 100 anos a maneira como esses assuntos são abordados ainda farão as pessoas sentirem que o livro se passa em sua respectivas épocas, eu, por exemplo, não consegui de maneira alguma imaginar o livro se passando nos anos 80, e sim nos dias de hoje.
Todos os livros da coleção são consideravelmente curtos - possuem um pouco mais de 100 páginas- e pode ser lido em menos de um dia, se você vai fazer alguma viagem e precisa de algo para se distrair nos momentos de tédio eu recomendo que tenha um exemplar da coleção do guia dentro de sua mochila, ao lado de sua toalha de preferência.
Fatos que considero importante
- Diferente do que todos pensam, o Guia do mochileiro começou como uma série para rádio, no ano de 1978 e só depois foi publicada como os cinco livro que conhecemos.
- Em 2005 foi lançado um filme baseado no primeiro livro da saga. Atenção: Não me responsabilizo por nenhuma decepção que você possa ter ao assisti-lo.
|
Marvin, o robô depressivo na versão para o cinema |
- Douglas Adams faleceu no dia 11 de março de 2001, e para homenagear esse brilhante autor, foi criado no dia 25 de maio o Dia da Toalha, onde os fãs saem por ai andando com suas toalhas nos seus afazeres diários, indo para a escola, trabalho, entrevistas de emprego, etc. Mas por que a toalha? Segundo Douglas Adams a toalha é o objeto mais importante que um mochileiro pode carregar em suas aventuras. Ela pode ser usada desde umedecendo-a para usar em um combate corpo-a-corpo até para se proteger da Besta Voraz de Traal (o animal mais temido e estonteantemente burro da galáxia, que acha que se você não pode vê lo ele também não pode te ver).
Se você pesquisar "Dia da toalha" no google você encontrará algumas fotos de fãs comemorando o dia da toalha, como essa:
Enfim
O Guia do Mochileiro das galáxias é um livro que o babaca aqui recomenda para qualquer um que goste de abrir mais a sua mente para coisas maiores em relação a vida, o universo e tudo mais :)
Postagens Relacionadas