21/06/2013

Qual a história das máscaras por trás dos Anonymous e encontradas nos protestos?


Se você não esteve em coma nesses últimos dias, acabou vendo, presenciando ou, no mínimo, ouviu falar sobre os protestos que estão ocorrendo por todo o país com o objetivo de reduzir o valor da passagem dos transportes públicos. Em todos os jornais foram mostradas imagens da multidão que está participando desta revolta, com um olhar atencioso sobre essas imagens, podemos encontrar facilmente alguém utilizando a mascara de Guy Fawkes, um símbolo que nos dias de hoje representa a revolução. Além de ter esse significado, ela é utilizada pelo grupo revolucionário denominado Anonymous.

Pois bem, enquanto peregrinava pelo Facebook, me deparei com um garoto denominando esta máscara como a máscara dos "anonemos", decidi criar uma postagem contando a história deste item - que grande parte já deve conhecer.

A máscara surge com a publicação da obra "V de vingança" de Alan Moore e David Lloyd, entre 1982 e 1983, onde seu personagem principal que se auto-denomina "V" utiliza essa máscara peculiar.

A história se passa no passado em uma realidade paralela, onde o Reino Unido foi tomado por um partido totalitário que possui total controle sobre a mídia. Nosso amigo "V" se rebela contra o governo opressor e começa a por em prática uma série de planos com sangue, explosões e musica clássica ao fundo para concluir seu objetivo.

A máscara que o personagem usa, é baseada no rosto do inglês Guy Fawkes, que em 5 de novembro de 1605 tentou explodir o parlamento da Inglaterra e assassinar seus membros, junto com o rei Jaime I. A conspiração que Guy participou foi chamada de "A Conspiração da Pólvora".

Guy Fawkes - Via
Esta conspiração foi liderada por Robert Catesby, com o objetivo principal de explodir o parlamento, utilizaria trinta e seis barris de pólvora, estocados sob o prédio durante uma sessão do parlamento, que contaria com a presença do rei. Guy Fawkes, era especialista em explosivos, e ficou responsável pela detonação da pólvora.

Como sempre existe um cagueta, o rei acabou descobrindo, e ordenou uma revista no prédio do parlamento, onde encontraram Guy Fawkes, que logo em seguida foi condenado por traição e tentativa de assassinato e os outros participantes revelados por ele, acabaram sendo executados.

Seu rosto era marcante e com o tempo acabou adquirindo o significado de revolução pelos seus atos, foi adotado por Alan Moore para ser utilizado como máscara por seu personagem. A HQ "V de Vingança" foi adaptada aos cinemas em 2006, fez sucesso e o significado expresso a ela por "V" é utilizado hoje por pessoas do mundo inteiro.


Se você não assistiu ou leu "V de vingança" recomendo de corra atrás, essa obra faz parte daquelas que mudará sua maneira de enxergar a sociedade em si e o que pode ocorrer no decorrer do tempo.

PS. Me desculpem pela postagem de bosta, com o tempo que passei sem postar acabei perdendo a prática, e se encontrarem algum erro no texto, deem um desconto, agora são 05:20 da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário