25/07/2013

Por que assistir Doctor Who?


Doctor Who é uma famosa série televisiva de ficção científica britânica, produzida pela BBC. A série possui diversos prêmios ao longo dos 50 anos em que vem sendo produzida e uma multidão de fãs ao redor do nosso pequeno planeta praticamente inofensivo.

Nessa série nos deparamos com as aventuras de um alienígena conhecido como "O Doutor", um Senhor do Tempo (Ou "Timelord"), um indivíduo da espécie mais antiga do universo, que tem a habilidade de viajar e manipular o tempo de maneira única entre todas as outras espécies existentes.
TARDIS

Quando jovem, quebrou a primeira lei de sua espécie, e se viu obrigado a fugir de seu planeta natal antes de ser apagado da existência pelo seu erro, para isso roubou uma TARDIS (Time and Relative Dimension(s) in Space / Tempo e Dimensão Relativas no Espaço), uma nave com a habilidade de viajar pelo tempo e espaço. Ele cai no planeta Terra e começa a viajar pelos períodos históricos da raça humana sempre com um acompanhante primata (No final dessa postagem deixarei uma pequena galeria com algumas fotos de acompanhantes do Doutor).



Em 23 de novembro de 1963 Doctor Who estreou como uma série educativa, onde mostraria os períodos da humanidade e ensinaria história para as criancinhas. O tempo foi passando, a série foi tomando um tom mais sério e o ator que interpretava o doutor precisou ser substituido, o que fez com que o doutor ganhasse uma nova habilidade: A regeneração. A regeneração acontece quando o doutor está para morrer, um mecanismo de defesa natural dos senhores do tempo faz com que todas as células do corpo do indivíduo sejam alteradas, fazendo com que quem tenha regenerado ganhe um corpo e uma personalidade totalmente novos e mantenha suas memórias. Isso fez com que a série pudesse sempre estar se renovando e estar no ar até os dias de hoje.

Para exemplificar de maneira mais simples como a série se desenvolveu durante seus 50 anos, retirei um trecho de uma publicação do site Velha Onda.
Imaginem que o estado possui um canal próprio e nele produz uma série com contexto fantástico para ser educativa. Se vocês raciocinarem parecido comigo, vão pensar em Castelo Rá-Tim-Bum. Agora imaginem que Castelo Rá-Tim-Bum iria ser cancelado porque o Cássio Scapin, o ator que interpretava o Nino queria sair da série para seguir carreira.
E se o Cao Hambuguer, realizador do programa infantil, resolvesse criar uma lógica na qual Nino viveria para sempre mudando de rosto. Seria possível então trocar os atores com frequência sem trocar o personagem. Além de tornar a série potencialmente eterna. E depois de algumas temporadas a série ganharia tons sérios e inteligentes.
Não aconteceu com Castelo Rá-Tim-Bum, mas aconteceu com Doctor Who na Inglaterra. E no correr do tempo a série virou uma coisa genial, grandiosa e maravilhosa. Roteiristas talentosos tomaram conta do personagem e hoje ela é do tamanho de Harry Potter e James Bond em seu país de origem. Com esse trecho, aqueles que não estão acostumados com o universo de Doctor Who podem imaginar levemente como a série chegou no que é hoje.
Por que assistir?

Doctor Who é uma série muito amada ao redor do globo e justamente por ser antiga, acaba se tornando referência em diversas séries. Mas quais são os motivos que fazem com que essa série ganhe tanto carinho por seus fãs e merece receber atenção de todos que gostam de uma boa série?

Com seus 50 anos nas costas, possui um enorme repertório de personagens e acontecimentos possíveis para o seu enredo. Com a TARDIS como meio de transporte do Doutor, temos toda a história passada e futura da humanidade para serem utilizadas em seus episódios. Enquanto assistimos podemos nos deparar com personagens como o Van Gogh ou o Hitler.

Sim, nem o Hitler foi capaz de escapar do doutor.

Os personagens são cativantes, desde o Doutor até seus acompanhantes e alguns de seus inimigos. A cada temporada serão apresentados personagens novos o que acaba impedindo que o enredo principal das temporadas se torne repetitivo ou chato.

Se você gosta de ficção científica e história, garanto que não se arrependerá da série. Só dou uma dica: Nessa nova geração, os primeiros episódios da primeira temporada são um pouco entediantes, se não conseguir gostar da série por esse motivo, recomendo que você leia um resumo da temporada na internet e passe para a próxima, assim que você se acostumar com seu enredo garanto que te viciará.

Outros três motivos para assistir Doctor Who:







Nenhum comentário:

Postar um comentário